quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Chapada Diamantina - como chegar

Para chegar a Chapada Diamantina:



1) via aérea: A Azul (0800-884-4040 / http://www.voeazul.com.br/) tem três vôos regulares semanais para a cidade de Lençóis: as terças, quintas e domingos. O vôo de Salvador para Lençóis dura cerca de 45 minutos e o Aeroporto de Lençóis (Aeroporto Coronel Horácio de Matos) fica no distrito Coronel Otaviano Alves (BR-242) localizado a 20 quilômetros de Lençóis. Para se deslocar do aeroporto até o centro de Lençóis contrate o Transfer Receptivo Privativo, que estará à sua espera no Aeroporto na sua chegada.

2) via terrestre: Quem vai viajar de ônibus, da Rodoviária de Salvador tem a saída, diariamente com destino a Lençóis, onde encontram-se o município de Palmeiras e Vale do Capão, municípios de Andaraí e Mucugê. Rio de Contas (ao sul da Chapada Diamantina). Da capital do país, Brasília,  viagem até Seabra, situada a 70 quilômetros de Lençóis. Já de São Paulo para Seabra, de onde existe linha para Lençóis. Minha esposa fez essa viagem (Setembro de 2014) de ônibus saindo de São Paulo, pela empresa Emtram. A viagem durou 31 horas, com atraso de apenas 1 hora. Viagem super tranquila, ônibus novo com ar condicionado. Valor aproximado da passagem São Paulo - Seabra: 200 reais. Saída do Terminal Tiête em São Paulo. Saindo daqui de São Paulo não existe a opção de ônibus leito.




sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Fim de viagem

E chega ao fim minha primeira viagem a Chapada Diamantina.
30 dias - 5561 KM percorridos de carro, muitos litros de gasolina e muitas histórias na bagagem.



A viagem de volta também foi dividida em 2 etapas!
Primeira etapa de Brumado - Bahia a Buenópolis (Buenópolis é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, situado em seu centro-norte, em uma região conhecida como área dos grandes sertões popularizada pelo escritor Guimarães Rosa). E segunda etapa de Buenópolis - MG até São Paulo Capital.
A cidade de Buenópolis tem muitas pousadas, hotéis... parece ser uma cidade dormitório para os viajantes. Ficamos em um hotel com excelente custo benefício: http://www.aguasdaserraresorthotel.com.br/






CONCLUSÃO:

Essa foi a minha primeira vez na Chapada Diamantina (minha esposa - enquanto escrevo esse artigo aqui em SP, ela está lá na Chapada pela oitava ou nona vez!).
A Chapada é encantadora, impossível não gostar de um lugar mágico, belo, com paisagens de tirar o fôlego e lugar de pessoas tão amáveis!
Com certeza voltarei muito mais vezes, afinal de contas como havia dito: estadia no meu caso não será problema, meu sogro tem casa por lá.
Em 30 dias foram até poucos lugares visitados, mas levando em consideração dois aspectos (filho de 5 anos e parentes locais) creio que soubemos dividir bem nosso tempo por lá!
Não é fácil viajar mais de 5 mil quilômetros com uma criança de 5 anos, mesmo meu filho sendo muito bonzinho e tendo distração no carro. E muitos (se não 98%) dos atrativos da Chapada não são feitos para crianças.
Espero que tenham gostado do meu primeiro relato sobre a Chapada.
Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou elogio, por favor, faça aqui nos comentários!
Obrigado a todos, e se Deus quiser até breve, quando escreverei sobre minha segunda viagem a essa terra de encantos!






Brumado

Brumado foi minha última cidade visitada na Bahia,  cidade está aos pés da Chapada Diamantina, o que faz com que seu território possa usufruir dos rios que nascem na Chapada (Rio Brumado e Rio de Contas) e também dos rios que nascem em outras regiões da Bahia como o São João e o Rio do Antônio. Apesar de estar as pés da Chapada, não é uma cidade turística e nem possui tantos atrativos naturais. Fui para visitar amigos.