Como chegar: Seguindo aproximadamente 20 Km pela BR-242 após passar pelo Morro do Pai Inácio, pega-se a BA-122 por 14 Km até um cruzamento com estrada de terra. Placas indicam a Gruta da Lapa Doce à esquerda da rodovia e a Pratinha à direita. Percorra um quilômetro até uma bifurcação, dobre à direita e percorra mais um quilômetro.
Logo na chegada encontramos um belo umbuzeiro!
Caminhada cansativa (na minha opinião, um cara sedentário). O guia dita o ritmo da caminhada. Mas os grupos são formados por pessoas de todas idades! Meu filho (5 anos) me surpreendeu e fez a caminhada toda sem colo, graças a Deus, para a sorte do papai um pouco fora de forma! O caminho é marcado pela vegetação de caatinga - pés de umbu e de outras frutas típicas enfeitam a paisagem e atraem os mocós (espécie de esquilo).
A entrada da gruta é a partir de uma bela dolina (um paredão de rochas calcárias) e a descida até o interior é de 70 metros.
O passeio dura 1h30 e um dos pontos altos é quando o condutor apaga o lanterna para os visitante sentirem o silêncio e a escuridão por alguns minutos. De arrepiar!
Gruta da Fumaça e Torrinha também ficam perto.
Infelizmente fui numa época que choveu muito por isso não fui a Pratinha, mas com certeza já estão na lista para serem visitadas na próxima viagem.
Saindo da Lapa Doce e ainda no município de Iraquara podemos seguir para o complexo formado pelas grutas Azul e Pratinha. Ficam na mesma fazenda, porém em áreas opostas.
Lembrando não conheço as grutas Azul e Pratinha mas valem a visita!
Situada na Fazenda Pratinha, próxima ao município de Iraquara e com a mesma água transparente e azul dos poços Encantado e Azul, o lago da gruta Azul fica escondido sob as raízes aéreas de uma árvore da fazenda e tem comunicação com o Rio Pratinha. Para chegar até ela há uma pequena, mas íngreme descida. O banho na gruta não é permitido.
Já na Gruta do Rio Pratinha, o mergulho é permitido.
DICA: não vá a Pratinha se chover, as águas ficam turvas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário